top of page
Buscar

Birras dos 2 anos: como lidar com a fase do "não"

“Não quero tomar banho”


“Não quero colocar essa roupa”


“Não quero ir embora do parquinho”


“Não quero escovar os dentes”



Em torno dos 2 anos, a criança entra na famosa fase do "não!”, na qual costuma se opor à praticamente tudo o que os pais pedem! Por que isso acontece e como lidar é o que vou explicar a seguir!



Eu sou a Mariana Miguel, Psicóloga de Mães, pós-graduada em Psicologia da Maternidade!



Essa fase faz parte do desenvolvimento – todas as crianças passam por ela! É um momento no qual seu filho está desenvolvendo a independência e testando possibilidades! É a fase de aprender por tentativa e erro!



Além disso, ele percebe que falar “não” é algo muito poderoso, no sentido de se perceber como indivíduo com vontade própria (lembre-se que até pouco tempo atrás, ele nem sabia que era uma pessoa separada de você!). Então, sim! É uma fase muito importante do desenvolvimento e falar “não” é uma maneira de se diferenciar de você e se fortalecer como pessoa!



Lembre-se disso toda vez que um simples banho parecer um desafio e ofereça escolhas! Evite as frases que inicie com “vamos” – e que dão a possibilidade da resposta ser um belo “não!”. Tente oferecer 2 escolhas totalmente aceitáveis para a situação. Por exemplo:



Ao invés de “Vamos tomar banho?”, diga: “Você gostaria de tomar banho agora ou depois de ouvir essa estória? Você decide”.



Quando não for possível negociar, esteja preparada para acolher os sentimentos de frustração de seu filho. Ofereça colo, calma e diga “Sinto muito! Sei que você gostaria de poder brincar mais no parquinho e é hora de irmos embora”. Seja carinhosa e compreensiva!



Essa fase é difícil, mas se você usar esses momentos para se conectar ao seu filho, ensinar-lhe a se regular emocionalmente e se sentir respeitado, tudo será mais descomplicado! E quando essa fase passar, você terá uma criança muito mais capaz de tolerar frustrações e que tem você, como porto seguro!



Gostaria de orientação profissional para aprender, dentro da sua realidade, a lidar com seu filho, de forma firme e respeitosa? Me envie uma mensagem para mais informações sobre a terapia comigo!💖




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Psicóloga de Mães

Saúde mental, qualidade de vida e harmonia no lar!

Cuidar de si mesma é tão importante quanto cuidar de seu filho!

Ser uma mãe amorosa e eficiente leva muito tempo e energia. E você não pode fazer o seu melhor quando está cansada, irritada, estressada, deprimida, ansiosa ou sentindo-se perdida.

​​

Ser uma boa mãe passa pelo autocuidado. E ele não é opcional, porque sem ele, todos sofrem.

Quando você não cuida de si mesma, todos sofrem com isso.

Portanto, o melhor que você pode fazer por sua família é cuidar de si mesma!

Ser uma boa mãe passa pelo autocuidado!

Faça terapia!

  • Facebook
  • Instagram

© 2035 por Mamãe e Eu. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page