top of page
Buscar

Birras dos 2 aos 4 anos de idade: por que ocorrem?

Atualizado: 14 de ago. de 2024

Você que é mãe de uma criança nessa idade, pode estar cansada por ter que lidar com tantas birras e oposições! E pode também estar confusa sobre como lidar quando essa situações acontecem!



Eu sou a Mariana Miguel, psicóloga de mães, pós-graduada em Psicologia da Maternidade!



A criança nessa idade fala “não” para tudo, justamente para desenvolver sua individualidade e se firmar no mundo! Para isso, ela precisa se opor à quase tudo o que você solicita! Acredite: não é pessoal! Ela deseja ter cada vez mais ter autonomia e poder tomar decisões acerca do que acontece no seu dia e na rotina.



Por outro lado, ela também percebe suas próprias limitações ao tentar realizar uma atividade sozinha. E isso pode ser bem frustrante e desencadear um choro ou uma birra.



As birras são bastante comuns nessa fase. E elas representam a dificuldade dos pequenos em lidarem com a frustração. O cérebro é bastante imaturo e a frustração é um sentimento difícil de lidar, concorda?



Então, quando seu filho explodir em choro, gritos e agressividade quando vc falar um “não”, lembre-se que ele só está protestando diante de um limite! É a forma que ele consegue expressar o quão descontente ficou por não poder fazer o que quer!



Por não saber ainda lidar e nomear sentimentos, cansaço ou fome podem ser gatilhos para frustrações e aumentar crises que seriam melhores resolvidas em momentos mais calmos. Portanto, esteja atenta à isso e mude a rotina, se necessário for, para evitar que a criança fique com fome ou sono por muito tempo.



O modo como a criança atravessa essa fase da vida está diretamente ligado com a forma que os adultos ao redor lidam com ela.



A boa notícia é que, quando lidamos bem com cada uma dessas fases, permitindo à criança desenvolver a própria autonomia e apresentando ferramentas para elas aprenderem a lidar com a própria raiva e frustração, essa fase flui com mais leveza.



Você está precisando de ajuda para lidar com essa fase do seu filho? Como psicóloga de mães, eu posso te ajudar! Me envie um direct para mais informações sobre o meu trabalho!💖




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Psicóloga de Mães

Saúde mental, qualidade de vida e harmonia no lar!

Cuidar de si mesma é tão importante quanto cuidar de seu filho!

Ser uma mãe amorosa e eficiente leva muito tempo e energia. E você não pode fazer o seu melhor quando está cansada, irritada, estressada, deprimida, ansiosa ou sentindo-se perdida.

​​

Ser uma boa mãe passa pelo autocuidado. E ele não é opcional, porque sem ele, todos sofrem.

Quando você não cuida de si mesma, todos sofrem com isso.

Portanto, o melhor que você pode fazer por sua família é cuidar de si mesma!

Ser uma boa mãe passa pelo autocuidado!

Faça terapia!

  • Facebook
  • Instagram

© 2035 por Mamãe e Eu. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page